Venha conhecer o colégio, agende uma visita

Insta ok.webp

O Colégio Santa Afra

   Ensinar é a forma de transmitir conhecimento de modo sistemático, o modo que utilizamos para instruir e educar nossos semelhantes. O ensino é praticado de diversas formas, podemos destacar o ensino formal, informal e não-formal. Nas instituições de ensino é praticado o ensino formal, através de profissionais capacitados e com respaldo de conteúdo. O ensino informal é aquele que ocorre ao decorrer da vida e nem sempre é intencional, está relacionado ao processo de socialização do homem. Já o não-formal, é feito de modo intencional, geralmente está relacionado ao desenvolvimento da consciência política e relações sociais de poder entre os cidadão. Conhecer estas diferentes práticas permite ao Colégio Santa Afra realizar não apenas o ensino formal, proporcionando um ensino mais global e consciente.

   O Colégio Santa Afra se orgulha de ser considerado referência de ensino em Arapiraca. Sempre buscamos inovação e melhoria na qualidade de ensino, acreditando que o ser humano passa por estágios de desenvolvimento, elaboramos metodologias pensadas para cada um destes estágios. Para que toda a elaboração seja feita corretamente, definimos os objetivos que queremos alcançar durante e ao final de cada grade escolar, sendo estas divididas em quatro: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

  O Colégio Santa afra conta com a parceira da maior universidade à distância do país e referência mundial em EAD, a UNOPAR, através desta parceria surgiu a UNIAFRA – União de Ensino Santa Afra, que está entre os cinco maiores polos da UNOPAR no país, com mais de 2700 graduandos em 2012.

Com uma infraestrutura admirável, o Colégio Santa Afra conta com um dos melhores complexos educacionais de Arapiraca, com salas equipada com o que há de melhor tecnologicamente.

Ens. Medio.webp

Ensino Médio

O ensino médio é a etapa final da educação básica e prepara o aluno para o ensino superior, neste estágio é consolidado e aprofundado o aprendizado do ensino fundamental, além de preparar o estudante para trabalhar, exercer a cidadania e desenvolve o pensamento crítico e a autonomia intelectual do aluno.

    A realização de projetos permite a integração entre turma e alunos, alguns desses projetos incluem excursões locais e em outros estados. A integração entre viagem e a realização de aulas práticas, permite aos alunos uma experiência que levarão para suas vidas profissionais e acadêmicas, além de motivar os alunos a buscarem cada vez mais conhecimento.

    Todos os anos realizamos com os alunos do ensino médio  o “simulado padrão ENEM”, o grande diferencial deste simulado está na similaridade com o método de aplicação do ENEM, o simulado foi dividido em dois dias, sábado e domingo, além disso, respeitamos os horários e número de questões seguidos pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Ens. Fund2.webp

Ensino Fundamental

No Ensino Fundamental I e II, o aluno, por meio de situações significativas de aprendizagem, é capaz de apropriar-se de rotinas que possibilitam o desenvolvimento de competências já adquiridas e da aprendizagem de conteúdos sociais variados.

  A mudança qualitativa que ocorre no pensamento da criança amplia suas possibilidades de análise e reflexão, o que lhe permite ampliar a compreensão dos conteúdos que lhe são apresentados por meio do estabelecimento de variado número de relações.

Ens. Infantil.webp

Ensino Infantil

A criança da Educação Infantil, por meio da brincadeira, da imitação e da recriação de papéis, na escola, continua a apropriar-se dos papéis sociais da comunidade. O contato com outras crianças em situações de aprendizagem organizadas e o vínculo do professor com seus alunos permite à criança iniciar a construção de sua identidade social em interações fora do âmbito familiar. À medida que o foco de atenção da criança muda — da família para a escola —, ela começa a atuar de maneira mais convencional: as regras, a comunicação e os procedimentos acadêmicos passam a ser investigados, o que contribui para que inicie a construção do seu papel de estudante.