Avaliações e seus ciclos de aplicação

Atualizado: 9 de jun. de 2021

A partir do 2º Bi todas as avaliações devem ser elaboradas no Forms do AVA.

Avaliações

• Cada instrumento avaliativo deve ser pontuado de 0 à 10 pontos e o sistema realizará os cálculos necessários para gerar a média do aluno;

• Dentro de cada instrumentos você poderá realizar composição de avaliações ou atividade, como exemplo veja abaixo a VC.

VC - Verificação Continuada

• Entrega de atividades e trabalhos

• A distribuição de pontos da VC deve obedecer aos seguintes pontos e critérios:

VP - Verificação Parcial

• Durante a elaboração:

• Lembre-se que ela será realizada no horário contrário e não necessariamente no mesmo dia da sua aula.

• O aluno terá recursos a disposição: Colegas, livros, internet, celular, entre outros.

• A avaliação NÃO deve ser de cunho decorativo, sendo uma mera reprodução do livro ou do professor, o que leva à Memorização Mecânica.

• Como ela deve ser?

• Estimulem o aluno a refletir, a estabelecer relações;

• Ênfase no essencial, naquela que realmente importa;

• Contextualizar as questões, dá sentido;

• Definir claramente o que se quer (comandos precisos);

• Realizada apenas com questões problema, exclusivamente abertas e possuindo entre 1 e 5 questões.

• A prova deve ter tempo de resolução MÁXIMO de 2 horas, pois podem ser agendadas até 3 provas por dia.

• Janela de aplicação:

• Turmas da Manhã: 14hrs e 21hrs (Médio) | 14h e 19h (Fund.2).

• Turmas da Tarde: 7h e 12h (Fund.2).

• Para agilizar o seu trabalho, elabore a 2ª chamada do bimestre junto com a VP.

VE - Verificação Eventual

• Gincana ou EXPOAFRA

VG - Verificação Geral

• Simulados

2ª Chamada

• Tem como objetivo repor todas as notas pendentes do aluno no bimestre.

• Deve seguir os mesmos critérios de elaboração da VP.

• A prova deve ter tempo de resolução MÁXIMO de 2 horas, pois serão realizadas 3 provas por dia.

• Deve possuir janela de aplicação entre 14hrs e 21hrs, no dia marcado para realização da mesma.

*Todas as avaliações devem ser realizadas de 0 a 10, o Sponte realiza o cálculo de pesos e retorna a média do aluno.

prazos e devolutivas

• Prazo limite para finalização de notas do 1º Bi: 11/05.

• Enviar 15 dias antes do início do período avaliativo.

• Ao realizar avaliações no Google Forms, inserir a equipe pedagógica como editora.

• Ao elaborar sua avaliação, considere o conteúdo data até o prazo de envio, para evitar que sua avaliação possua conteúdo não dado em sala.

• A correção e inserção de notas no Sponte deve ser realizada em até 15 dias, após a data de aplicação.